Ouça ao vivo a nossa rádio

Prefeitura de Medeiros Neto realiza mutirão de combate ao mosquito Aedes, em Juracitaba

[Prefeitura de Medeiros Neto realiza mutirão de combate ao mosquito Aedes, em Juracitaba ]
02/05/2017 07h30 Em: Medeiros Neto comentários

 



Com a meta de orientar e conscientizar a população de Medeiros Neto sobre as doenças transmitidas pelo Aedes, após um minucioso trabalho realizado pela Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em várias localidades do município, a Coordenadoria do Programa Saúde Na Escola (PSE), juntamente com os Agentes de Combate as Endemias, realizou um mutirão de conscientização no povoado de Juracitaba. A ação teve início, pela manhã, na Escola Municipal Antônio Gonçalves Prates, onde uma palestra foi realizada pelo agente Carlos Martins, com orientações de como evitar a reprodução do mosquito e os perigos das doenças transmitidas por ele.

Após a palestra, os alunos da escola foram divididos em blocos, cada um com três agentes, e, juntos, saíram pelas ruas fazendo um verdadeiros trabalho de conscientização, com abordagens de casa em casa, entregando panfletos com informações de combate ao mosquito, com frases de efeito em cartazes, faixas e fantasias, e com o apoio de um carro de som, para que a comunidade também ajude nas ações contra o mosquito Aedes aegypti.


"Estamos intensificando o trabalho de prevenção nesse período e pedindo a colaboração da população nesse processo. É importante que todos colaborem eliminando de suas casas todos os materiais que possam acumular água da chuva, se tornando um criadouro do mosquito", lembrou o secretário de Saúde, Alex Serapião.

Para Marlene Alves, coordenadora da Atenção Básica de Saúde, as ações referentes ao combate as endemias tem dado resultado através das parcerias entre as equipes de saúde, escolas e a comunidade. "Os profissionais estão envolvidos, de fato, para que a gente possa fazer uma saúde preventiva e evitar que as doenças cheguem ao hospital, para isso temos fortalecido a porta de entrada, que é a Atenção Básica e as Unidades de Saúde da Família, envolvidas com a educação, pois é através daqui que a gente consegue disseminar todas as informações para os pais, para a comunidade. É com parceria que a gente tem que trabalhar, porque a gente trabalha em prol da comunidade”.


O diretor da escola Wagner Lima, fez questão de agradecer equipe pelo trabalho realizado: "Quero enaltecer toda equipe de Saúde de Medeiros Neto, na pessoa de Alex Serapião, Marlene e, principalmente, nossa Gestora Municipal, Jadina Paiva. Quero ressaltar também que essa é a primeira vez que a Prefeitura de Medeiros Neto faz um trabalho engajado com a nossa escola, e isso é muito importante, pois, assim nos sentimos parte de Medeiros Neto. Nossa comunidade estava realmente precisando de ações desse tipo, para conscientizar as pessoas sobre esse problema que nos assola”.


Segundo informações da coordenadora do PSE, Neusa Sena, esta mesma ação foi feita em quase todas as escolas da sede, distritos e vilas do município, faltando agora apenas Nova Zelândia e Água Limpa.


ASCOM/PMMN

Envie uma notícia
Curta nosso perfil

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

? x