![Moradores registram descanso de onça-parda em árvore, no distrito de Ibirajá [Moradores registram descanso de onça-parda em árvore, no distrito de Ibirajá ]](https://www.medeirosdiadia.com.br/storage/images/cache/moradores-registram-descanso-de-onca-parda-em-arvore-no-distrito-de-ibiraja-900-add9f793.jpg?v=1660492638)
parições de onças pela região dos distritos de Itanhém e de Vereda têm ganhado notoriedade e aguçado a atenção da população. Nada mais correto, afinal, o bicho é considerado um dos maiores felinos do continente.Moradores registram descanso de onça-parda em árvore, no distrito de Ibirajá
Neste último domingo, 29 de agosto, moradores conseguiram registrar em vídeo uma onça-parda, durante momento de descanso em uma árvore. O vídeo é atribuído à localidade de Ibirajá, distrito de Itanhém, na região da Cachoeira dos Catabriga.
Não foi possível identificar o autor da filmagem, mas seu entusiasmo em reafirmar que onças existem na região é curioso.
A onça-parda, também comumente conhecida como suçuarana ou puma, e é da mesma família da onça-pintada. São animais carnívoros, solitários e territorialistas.
Segundo cientistas, seus hábitos se distribuem entre a noite e o dia, embora prefiram caçar nos horários de crepúsculo. São boas nadadoras e, logo abaixo, em sua cadeia alimentar, encontram-se o gado, ovelhas, roedores, entre outros.
Outra característica do animal é não rugir. Seu som emitido parece mais a um gato estressado (fique atento).
Mas, atenção! Ainda de acordo a pesquisadores, embora boa caçadora, a espécie evita o contato e o ataque aos seres humanos. Ao contrário, o a perda de seu habitat e de alimento, entre outros fatores, colocam o animal em alto risco de extinção.
Por: MDD