Ouça ao vivo a nossa rádio

Live da Gestão e equipe de Saúde traz balanço do combate ao Covid-19 no município

[Live da Gestão e equipe de Saúde traz balanço do combate ao Covid-19 no município ]
07/07/2020 00h08 Em: Medeiros Neto comentários

A Prefeita de Medeiros Neto, Dra. Jadina Paiva (PP), juntamente com o Secretário de Saúde, Dr. Alex Serapião, coordenadora da Atenção Básica, Marlene Alves, e o Major Edmar Ivo Leão, participaram, nesta segunda-feira (06) de uma live para realizar um balanço sobre ações de combate ao Covid-19 no município.

Nesta live, os internautas também puderam realizar perguntas e sanar dúvidas a respeito da atuação da Atenção Básica, equipe de Saúde, Segurança Pública e Administração, no combate ao Coronavírus.

O Major da 44ª CIPM Edmar Ivo Leão Júnior que, junto à equipe de segurança pública de Medeiros Neto, vem realizando um importante serviço de apoio nas ações da Secretaria de Saúde, falou sobre o trabalho intensivo para o combate do coronavírus. “Nós temos travado uma batalha em conjunto com a Secretaria de Saúde no combate ao Covid-19, fazendo frente em apoio à vigilância epidemiológica, principalmente no cumprimento dos decretos e nas barreiras sanitárias".

O Major também deu informações sobre como a PM está fazendo o trabalho de abordagens e como está sendo a rotina dos policiais, dentro do local de trabalho: “O trabalho da Polícia Militar dobrou. Nós, que antes combatíamos apenas o crime, combatemos agora também a Covid-19 e, por isso, nossas revistas estão sendo realizadas através de detector de metal, o que possibilita que as abordagens sejam feitas sem contato com o individuo. Também em cada viatura estamos munidos de luvas descartáveis e álcool 70%. No espaço de trabalho, todas as medidas de proteção também estão sendo realizado como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social".

Live da Gestão e equipe de Saúde traz balanço do combate ao Covid-19 no município

O Secretário de Saúde Alex Serapião fez a leitura do novo Boletim Epidemiológico, onde 94 pacientes estão recuperados e falou das mudanças que foram realizadas no Hospital Municipal de Medeiros Neto, para acolher os pacientes testados positivos para o coronavírus. “Nosso Hospital Municipal está em pleno funcionamento e preparados para tratar casos leves e moderados de Covid-19 no município. Após uma reunião com a gestão, ampliamos para 10 leitos, todos equipados com medicamentos, suporte ventilatório, EPIs e equipe médica qualificada".

Sobre os Fakes News, onde afirmam que o município recebe verbas para os casos testados positivos e óbitos, o Secretário de Saúde foi enfático em desmentir qualquer informação ligada a essa afirmativa. “O município não recebe nenhuma verba para os casos testados positivos ou óbitos, dentro dos municípios. Lamentamos muito a propagação das Fakes News, que rondam essa situação. Entendemos que essa doença mexeu com todas as áreas de nossas vidas e principalmente com o nosso psicológico, por isso é importante combater a propagação de falsas informações que apenas atrapalham e tiram o foco do principal objetivo, que é vencer essa doença".

E reiterou: “Sobre as especulações dos casos positivos, dentro do nosso município, informamos que todos são atenciosamente acompanhados pelo programa 'Melhor em Casa' e todos são tratados com transparência e respeitos; isso é uma preocupação nossa e da gestão. Não há interesse nenhum da Secretaria em ser negligente com as informações. Essa pandemia combateremos juntos, é de responsabilidade nossa fazer isso em conjunto".

Live da Gestão e equipe de Saúde traz balanço do combate ao Covid-19 no município

A coordenadora Marlene Alves falou como a Atenção Básica está preparada para atender os casos da Covid-19 no município. “Nós, profissionais da Atenção Básica, tivemos que rever as nossas formas de trabalho. Um trabalho que antes era feito de forma eletiva, a partir da realização do trabalho no combate ao Covid-19 tivemos que nos reunir e estudar formas de realizar esses trabalhos sem precisar ter o contato físico, controlando principalmente o fluxo de pessoas nas unidades. Para isso foi realizado o agendamento de horários para atendimentos".

A coordenadora também falou sobre como foi recebido essa pandemia no município e de que forma o setor se preparou para atender aos funcionários e pacientes. “Fomos todos pegos de surpresa, não apenas em nível de município, mas em nível de mundo, mas, graças a uma gestão comprometida, conseguimos segurar as rédeas da situação e contamos hoje com equipamentos EPIs para que nosso trabalho seja feito de forma segura e eficiente".

A Prefeita falou sobre os Decretos que foram realizados dentro do município e como estas ações contribuíram para o combate à Covid-19, e ainda falou sobre o que tem sido feito pela gestão, junto às equipes responsáveis, para realizar esse combate. “O município vem desde o início se reunindo com os órgãos responsáveis para tomar atitudes que minimizem o impacto do coronavírus no município. Dentro do possível, estamos com equipes ajudando a organizar as filas nos bancos, também os comércios está nos apoiando com o distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e todas as medidas de segurança".

Sobre o Decreto de Nº 67/2020, criado na última segunda-feira (29), onde manteve as medidas de restrições no funcionamento do comércio, e que finaliza amanhã, a Prefeita falou sobre os próximos passos neste sentido: “Após um balanço decidimos que iremos manter o Decreto, sempre tendo o cuidado de acompanhar como está sendo feito esse trabalho para manter a segurança da população. No momento nossa maior preocupação está sendo com os bares que ainda continuam sendo o foco de aglomerações, por isso, estamos sentando juntamente com esses empresários para encontrar formas de manter o cumprimento do Decreto e não ser necessário fechar novamente o comércio. É importante que esses donos de bares se conscientizem".

A Prefeita finaliza falando sobre as inúmeras obras que está sendo realizadas dentro do município. “É um com muito orgulho que sou prefeita de Medeiros Neto [...] Nosso município será conhecido como um canteiro de obras".

 

Fonte: Depto de Comunicação

Por: Vanessa Silva/Ascom

Envie uma notícia
Curta nosso perfil

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

? x