carregando...

Ouça ao vivo a nossa rádio

Fazendeiro interdita estrada com mais de 70 anos e revolta moradores de Juracitaba

[Fazendeiro interdita estrada com mais de 70 anos e revolta moradores de Juracitaba ]
18/12/2019 02h17 Em: Juracitaba comentários

Por décadas, a estrada tem sido o caminho utilizado por moradores locais, mas uma recente interdição vem mudando a rotina na região.

O fechamento de uma estrada rural com cerca de 70 anos de existência, em Juracitaba (povoado de Medeiros Neto) está revoltando moradores que utilizam a passagem. A estrada que foi interditada com uma mini cancela, é uma passagem de servidão que, em termos legais, significa uma passagem permitida dentro de um terreno ou propriedade alheia. Segundo os moradores, o dono da fazenda, o senhor Agripino Fernandes Costa, conhecido na comunidade como “Neto do Facão”, vem promovendo diversas ações para impedir que pessoas tenham acesso ao Rio Alcobaça.

Fazendeiro interdita estrada com mais de 70 anos e revolta moradores de Juracitaba

O problema afeta moradores como José Miranda de Oliveira e Gilmar Miranda de Oliveira, que vivem da pesca e estão sofrendo por não terem como levar suas embarcações até o rio. “A preocupação é muito grande porque a estrada é essa e não tem outra. O jeito é dar a volta, mas fica muito longe e gastamos muito”, Diz Gilmar.

“Não passo mais pela estrada porque não tem como, somente a pé e para nós que temos crianças fica complicado andar essa distância toda para chegar no rio. Nunca teve isto aqui, agora esse novo dono quer colocar essa regra, não podemos aceitar, essa estrada é direito nosso”, comenta o Fiscal Charles Silva, um dos moradores também prejudicados com as ações do senhor Agripino.

Para Alexsandro Dias Lisboa, frequentador do Rio, este caos só foi instalado ali após “Neto do Facão” ter tomado posse daquela localidade, uma terra que segundo eles, é de herdeiros.

A única diversão da gente aqui em Juracitaba, é esse Rio. E esse Rapaz aí interditou nossa passagem e agora estamos tentando ver o que pode fazer, a maioria dos próprios irmãos do Neto são a favor da comunidade, mas ele é casca grossa, porém nós não vamos abrir mão do nosso direito”. Desabafou Alexsandro.

Fazendeiro interdita estrada com mais de 70 anos e revolta moradores de Juracitaba

Enquanto nossa equipe de reportagem estava no local, o proprietário da terra, em que a estrada passa, Agripino, vulgo “Neto do Facão” apareceu no local e tentou intimidar os transeuntes, ostentando um facão e uma bolsa da qual ele insinuava ter algo no interior da mesma. Neto tentou expulsar os populares mas eles que não deram bola para as ameaças. Veja no vídeo abaixo

Ao ser indagado pela reportagem, “Neto do Facão” caiu em contradição, pois em primeira conversa disse que nunca houve passagem para veículos e que era apenas cavalos e pedestres, porém, num segundo momento, acabou afirmando que realmente havia a passagem de veículos automotores naquela estrada.

O problema com a fazenda em Juracitaba já dura quase dois anos, mas somente agora os moradores resolveram chamar a imprensa para denunciar o abuso. Durante a manhã do último domingo (15) diversos populares começaram a colher assinaturas, no que demonstra ser o início de uma séria batalha judicial que será aberta contra o senhor Agripino Fernandes Costa, "Neto do Facão", caso o mesmo recuse-se a abrir novamente a estrada que dá acesso ao rio.

Fazendeiro interdita estrada com mais de 70 anos e revolta moradores de Juracitaba

Iremos encaminhar este problema ao Ministério Público. Foi construído uma mini porteira e plantaram capim onde era a estrada, tudo isso por pirraça. Agora que tomamos conhecimento dos nossos direitos, vamos tomar medidas cabíveis para que ele reabra a estrada”, afirma José Miranda, um dos líderes do movimento.

A reportagem tentou estabelecer novo contato com o senhor Agripino (Neto do Facão), mas ele recusou-se a falar sobre o assunto.

Fazendeiro interdita estrada com mais de 70 anos e revolta moradores de Juracitaba

Embora seja uma estrada reconhecida e utilizada por muita gente no povoado de Juracitaba, a via passa dentro de uma propriedade particular e para garantir o direito de chegarem até o Rio Alcobaça, os moradores preparam uma ação na Justiça.

Por Patrick Brito

Envie uma notícia
Curta nosso perfil

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

+ relacionadas a Juracitaba