Em parceria com governo do estado, prefeitura de Medeiros Neto entregará captação de água em Vila Mutum

[Em parceria com governo do estado, prefeitura de Medeiros Neto entregará captação de água em Vila Mutum ]
29/09/2019 13h56 Em: Vila Mutum comentários

Os dias de sofrimento por conta da escassez de água, estão chegando ao fim. Após quase 20 anos, a comunidade de Vila Mutum, interior de Medeiros Neto, agora conta com um sistema simplificado de abastecimento exclusivo de água potável.

Em cada casa, a presença de diversas caixas d’água, baldes e vasilhames pelo chão evidenciam a peleja dos cidadãos pela economia do pouco de água que conseguiam.
Mas, através do trabalho insistente da prefeita Jádina Paiva, como empenho dos deputados Jurandy Oliveira e Josias Gomes, o governador Rui Costa liberou a obra e a tão sonhada água finalmente chegou!

O sistema já foi ligado e ainda está em fase de testes. Durante a semana, alguns vazamentos impossibilitaram o abastecimento, inclusive uma das caixas estourou, mas, na manhã desta sexta-feira (27), a empresa empreiteira já providenciou todos os reparos e a substituição da caixa d’água.

Com o benefício da água na torneira e no chuveiro, os moradores agradeceram à prefeita Jádina, aos deputados e ao governador Rui - que estará na próxima terça-feira (1) em ato solene, entregando a obra.

Da Vila até a captação são 11 quilômetros de tubulações, às margens do rio Alcobaça, onde também foram instalados 49 postes e 6 km de rede elétrica trifásica, com três transformadores. Sete caixas, de 20 mil litros cada, também foram instaladas no mesmo percurso. Para bombear a água do rio até as caixas, a equipe da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia), construiu quatro estágios - três com bombas elétricas e um que funciona por gravidade, sendo o último estágio o laboratório de tratamento da água, que fica a 800 metros da comunidade.

Em parceria com governo do estado, prefeitura de Medeiros Neto entregará captação de água em Vila MutumÉ um sonho sendo realizado na vida dos moradores da Vila. A nossa gestão é feita de parcerias, visando sempre a melhoria de vida do nosso povo, por isso, logo no início da gestão, nós articulamos, junto aos nossos deputados e ao Governo do Estado, para agilizar o mais rápido possível essa reivindicação da comunidade. Temos certeza de que essa obra vai garantir mais qualidade de vida aos moradores da Vila Mutum, que agora têm água tratada em suas casas”, exclamou a prefeita Jádina Paiva.

O engenheiro Ramires Carvalho disse que o sistema é complexo, mas que terá capacidade para abastecer 15 mil litros por hora, o que corresponde a 170 mil litros de água por dia.

 

Fonte: www.medeirosneto.ba.gov.br

Por: Jan Santos / Ascom PMMN

Fotos: Arquivo Ascom

Edição de vídeo:  Iuri Souza

Envie uma notícia
Curta nosso perfil

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.