Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros Neto

[Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros Neto ]
29/05/2019 20h19 Em: Medeiros Neto comentários

A prefeitura de Medeiros Neto, através da Secretaria de Saúde, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, realizou a Campanha de Enfrentamento à Hanseníase, com intensificação de atividades em todos os PSF’s e, nos dias 21 e 22 de maio, recebeu a Carreta da Saúde – “Roda Hans Ponto Final da Hanseníase” no município.

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros NetoA “Roda Hans” é fruto de um projeto que o Ministério da Saúde desenvolveu, em parceria com a Novartis, realizando exames e orientações para detectar e prevenir casos de hanseníase, em todo o Brasil, principalmente em regiões que apresentem mais números de casos da doença.
A técnica Arlete Rodrigues da Silva, referência do Núcleo Regional de Saúde, e representante do projeto Roda Hans – Carreta da Saúde, relatou que os dados dos municípios desta microrregião apontavam para um índice razoável da doença, mas que os municípios estavam se mantendo em silêncio quanto à divulgação desses dados.

 

Desta forma, entendendo que se fazia necessária a intensificação do combate à essa doença, a Roda Hans se instalou em Medeiros Neto e, durante os dias 21 e 22 de maio, atendeu, além de pacientes do próprio município, Vereda, Itanhém, Lajedão, Ibirapuã.
No primeiro dia, os profissionais atenderam os pacientes de Medeiros Neto, Itanhém e Lajedão, deixando o segundo dia para pacientes de Vereda e Ibirapuã.

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros Neto
Os profissionais realizaram consultas dermatológicas, rastreamento de manchas brancas, hipocrômicas, em possíveis partes que perderam a sensibilidade, testes rápidos e outros serviços e exames gratuitos, para o combate à hanseníase.

A equipe médica foi composta por profissionais de Medeiros Neto e região, que participaram de treinamento e capacitação, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos técnicos, em relação ao combate à doença. O atendimento contou também com a presença de um bioquímico da cidade.

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros Neto

Nos casos de resultado positivo, os pacientes já iniciaram o tratamento tomando a primeira dose do medicamento no local, e já foram encaminhados para a unidade de saúde de sua referência, em seus respectivos municípios.

Todo o tratamento é feito gratuitamente e só oferecido na rede pública, com medicamentos fornecidos através do Ministério da Saúde.

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros Neto

Ainda de acordo com a técnica Arlete Rodrigues, o paciente que for detectado, precocemente, com uma mancha pequena de hanseníase, recebe um tratamento Paucibacilar, com acompanhamento de seis meses. No caso de várias manchas, o tratamento é o Multibacilar, que tem duração de um ano. “Esses pacientes geralmente têm reações nos nervos, nas juntas, aparecimento de caroços, e essas reações são tratadas também, gratuitamente, pela Rede Pública, na Unidade de Saúde da Família. Se houver alguma reação mais forte, ele é referenciado para o CTA de Teixeira de Freitas, ou para o hospital Couto Maia, em Salvador. Aqueles que detectam a doença precocemente têm mais chances de conseguir se curar mais rápido. Muitos fecham o tratamento e são totalmente curados quando recebem a última dose”, disse a técnica. Os testes e tratamento contra a hanseníase continuam nos Postos de Saúde.

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros NetoA Hanseníase é uma doença crônica e infecciosa, que evolui de forma lenta e quieta.
Entre os sintomas, há a sensação de formigamento, dormência nas extremidades do corpo, aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e diminuição na força muscular.

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros NetoA transmissão da Hanseníase é pelo contato contínuo com outras pessoas que já contraíram a doença, mas não a trataram. Porém, a doença tem cura.
O tratamento contra a Hanseníase é gratuito e feito nas unidades de saúde, sob indicação de até três medicamentos.

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros Neto

Fonte: Departamento de Comunicação

Por: Jan Santos / Ascom

Edição de Vídeo / Iuri Stockler

Fotos: Ascom

Carreta de prevenção à hanseníase realizou atendimento gratuito em Medeiros Neto

 

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

útilmas postadas

? 335 x 150
? 335 x 150
? 335 x 150