AMIAFRI realiza eleição do Conselho Consultivo e de seu respectivo coordenador

[AMIAFRI realiza eleição do Conselho Consultivo e de seu respectivo coordenador ]
04/07/2019 09h13 Em: Medeiros Neto comentários

A Diretoria da AMIAFRI – Amigos da Ilha do Água Fria, de Medeiros Neto realizou no último dia 28 de Junho de 2019, a eleição do Conselho Consultivo da ONG. A eleição que foi realizada no auditório da Câmara Municipal de vereadores, teve início às 17:00 e se estendeu até as 20:00.

Na ocasião, foram eleitos 30 Conselheiros Consultivos sendo um destes deveria ser escolhido como coordenador e que após a apuração, chegou-se ao nome da Professora Ingrid Pereira De Oliveira Ribeiro, eleita com 06 votos. O Conselho Consultivo da Amiafri ficou formado pelos seguintes membros: Adailton Batista Ferreira, Adarcio Moura Cardoso, Adelgundes Serapião De Souza Junior, Alessandro Silva Rodrigues, André Fernandes Assis Silva, Anfilófio Pereira Costa Filho, Augusto Carlos Costa, Caio Henrique Oliveira Costa, Danielle Oliveira Batista, Dillara Souto Silva, Emília Cristina Silva Santos, Eder Mendes Lima, Gildeon Batista Costa, Gilberto Oliveira De Andrade, Ingrid Pereira De Oliveira Ribeiro, Jafé Da Silva Cardoso, José Jorge Araújo Pereira, Josenélia Farias Lucas, Leandro Gil Rego Neto, Mafran Alves E Silva, Maria Emília Sena Santos, Marlon Stalone Rebouças, Marlucia Almeida De Oliveira, Isabel Costa Santos, Roberto De Oliveira Souza, Rodiney Silva De Souza, Rodrigo Ribeiro, Sara Alves Ferreira Ferretti, Vilsione Alves Serra. Os eleitos terão mandato vigente até o dia 22 de novembro de 2020, quando encerrará na mesma data do vencimento do mandato do Conselho Fiscal e da Diretoria.

AMIAFRI realiza eleição do Conselho Consultivo e de seu respectivo coordenadorDe acordo o Art. 36 do Estatuto da AMIAFRI, São Atribuições do Conselho Consultivo:
a) Opinar, emitir pareceres ou relatórios técnicos sobre assuntos de interesse da AMAFRI;
b) Contribuir com conhecimentos, metodologias e técnicas que promovam a preservação, conservação, recuperação ou manejo sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente;
c) Auxiliar a Diretoria na elaboração de laudos de vistoria, emitindo pareceres técnicos ou científicos sobre casos de destruição ou agressão aos recursos naturais ou ao meio ambiente;
d) Aprovar ou rejeitar os nomes de pessoas ou instituições indicadas pela Diretoria para receberem prêmios, conforme previsto no Artigo 28º, letra “”,
e) Eleger entre seus membros, o seu coordenador.

Em outras palavras: O órgão é um suporte ao mandato da diretoria. Ou seja, esse grupo de vai auxiliar e assessorar o presidente nas soluções dos problemas da Instituição, contribuindo com ideias e na busca de soluções e melhorias, sendo a função do Conselho Consultivo de grande valia no dia-a-dia da AMIAFRI.

Segundo Patrick Lira de Brito, presidente da AMIAFRI, o objetivo é afinar o entendimento a propósito dos múltiplos objetivos e das múltiplas necessidades que estão submetidas à discussão sobre a revitalização da Ilha do Água Fria, nas quais o conselho pode ajudar ajudar. "Os temas demandam expertise e conhecimento técnico e, por essa razão, foram convidadas a fazer parte do conselho pessoas das mais diversas áreas que poderão nos ajudar e contribuir para que melhoremos em todos os sentidos.” Ressaltou.

O vice-presidente da AMIAFRI, Luiz Carlos Brandão no uso da palavra, disse estar feliz com a presença significativa dos novos membros ali e falou sobre a importância dos conselheiros para a instituição: "as contribuições do conselho poderão sugerir aprimoramento nos objetivos da ONG de modo que todo o planejamento e ações sejam sempre mais transparentes e atendam o interesse público. Nesse sentido, ele citou a necessidade de esclarecer a sociedade ainda mais sobre a importância e o legado cultural, histórico e paisagístico que a Ilha do Água Fria tem" ressaltou.

AMIAFRI realiza eleição do Conselho Consultivo e de seu respectivo coordenadorO já empossado membro do conselho, Junior Serapião destacou a importância de ter uma equipe formada por especialistas de diversas áreas. “É extremamente importante o fato de ser uma equipe multidisciplinar porque não são questões apenas especializadas, mas envolvem múltiplos conhecimentos como meio ambiente, tecnologia, cultura, lazer, contabilidade, fiscalização, administração, educação e esporte. Portanto, a ideia da equipe multidisciplinar é muito importante e, seguramente, será capaz de produzir sugestões de natureza consultiva no sentido de aperfeiçoar a nossa associação" disse.

AMIAFRI realiza eleição do Conselho Consultivo e de seu respectivo coordenadorA AMIAFRI é uma associação, com características de ONG (Organização Não Governamental), por ser sem fins lucrativos e de interesse público e baseia-se no Decreto nº 3.725, de 10 de janeiro de 2001 e na Portaria SPU nº 318, 18 de dezembro de 2014, para Obter o direito legal de uso do Imóvel da União (Ilha).

Segundo um dos advogados da ONG, Dr. Marcos Antonio Costa Lemos, todo o procedimento de entrada na petição para autorização de uso foi entregue e aceito pela SPU e o procedimento já está em análise. Independente da data do deferimento, que é eminente, a AMIAFRI, prepara-se para começar as suas primeiras ações de revitalização da ILHA.

A AMIAFRI nasceu após um grupo de amigos se juntar para tomar uma posição sobre o abandono e destruição pelos quais a ILHA vinha passando há mais de 12 anos. No início, era apenas um grupo de whats app, porém, após os mesmos irem até o referido local ver de perto a situação, surgiu então a ideia de transformar o grupo em uma associação, o que traria mais respaldo perante a sociedade. Desde então, a AMIAFRI, tem alcançado apoio de toda a comunidade, atraindo novos associados e apoiadores dos mais diversos.

Uma das grandes conquistas da Associação foi a indicação feita pela vereadora Cida Boiadeiro, na câmara municipal de Medeiros Neto, no dia 22 de abril de 2019, na qual, a parlamentar apresentou um Projeto de Lei de número nº 011/2019, declarando de utilidade pública a AMIAFRI, por ter caráter exclusivamente beneficente, ambiental, assistencial, educacional e cultural. Na ocasião, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e em seguida foi encaminhado para a Prefeita Jádina Paiva, onde aguarda ser sancionado a qualquer momento, uma vez que a Prefeita Jádina já vem demonstrando claramente total apoio às iniciativas da ONG.

AMIAFRI realiza eleição do Conselho Consultivo e de seu respectivo coordenador"Para chegar onde chegamos, tivemos a participação espetacular de vários amigos que contribuíram significativamente com os documentos exigidos pela UNIÂO. Os engenheiros Anfilófio Costa, Carlinhos Costa e Breno, acreditaram no projeto desde o início e se disponibilizaram em ajudar a AMIAFRI disponibilizando dos seus preciosíssimos tempos e nos fornecendo os projetos que eram primordiais para o envio da primeira remessa de documentos, por isso quero agradecer a eles e também a todos que acreditaram nesse projeto de vida que é para todos nós: resgatar e proteger a nossa ilha". Disse o presidente da AMIAFRI, Patrick Lira de Brito.

Por: Ascom AMIAFRI

AMIAFRI realiza eleição do Conselho Consultivo e de seu respectivo coordenador

 

 

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.