carregando...

Ouça ao vivo a nossa rádio

Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes

[Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes  ]
08/08/2019 14h05 Em: Medeiros Neto comentários

Ativistas da ONG AMIAFRI - Amigos da Ilha do Água Fria, visitaram na última sexta-feira (02), a Base de Conservação e Restauração Ambiental do Programa ARBORETUM, que fica no município de Teixeira de Freiras. O programa é liderado pelo promotor de Justiça especialista em Meio Ambiente do Ministério Público da região Extremo Sul, Dr Fábio Fernandes, este que os recepcionou no auditório de reuniões do Programa, e no ensejo, conheceu os projetos da AMIAFRI.

A intenção dos membros da AMIAFRI foi buscar orientações e apoio junto à instituição, no tocante ao reflorestamento que será implantado pela entidade na Ilha do Água Fria, situada no centro de Medeiros Neto. Na ocasião, foi entregue ao Promotor algumas fotos antigas e da fase atual em que a Ilha se encontra. Sensibilizado com a questão, o magistrado orientou aos mesmo que inclusive procurassem o Ministério Público Federal, para darem agilidade no processo de ocupação perante a SPU.

Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes No ensejo, o Dr. Fabio Fernandes passou algumas instruções e ainda sugeriu a ONG, que leve todo o procedimento que a entidade já pleiteou perante a SPU, ao MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, no intuito de que o órgão tome as devidas providencias para sanar possíveis morosidades por parte da SPU, órgão responsável pelos imóveis da UNIÃO, haja vista que a missão de preservação do referido local (Ilha) é de suma relevância para o meio ambiente e para a sociedade.

Ainda acompanhados pelo Promotor, os membros da AMIAFRI, Luiz Carlos Brandão, Gilberto Andrade e Patrick Brito, conheceram toda a estrutura do local, composta por viveiros de plantas nativas e espécies ameaçadas em extinção da Mata Atlântica, herbário com mais de mil espécies catalogadas, além do laboratório e banco de sementes.

Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes O Programa foi desenvolvido pelo Ministério Público com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro e viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com empresas de celulose que atuam na região de Teixeira de Freitas. Seu objetivo é integrar ações de restauração florestal, fomentando atividades em toda a cadeia produtiva, desde a coleta de sementes até o monitoramento de áreas restauradas.

Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes Durante a visita, eles foram orientados pela Engenheira Agrônoma, Renata Lopes, a catalogarem as espécies ainda existentes na Ilha, e que após isto, ela poderia os orientar sobre quais seriam as mudas a serem adquiridas para o reflorestamento da ínsula. Na ocasião, a própria engenheira cogitou inclusive a possibilidade de vir a Medeiros Neto fazer o levantamento no próprio local, sobre quais as mudas serão usadas no reflorestamento da Ilha.

Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes O Programa ARBORETUM está localizado na Hileia Baiana, região com uma das maiores diversidades de espécies arbóreas do planeta e um dos territórios extra-amazônicos com maior vocação florestal do país. O Programa atua na coleta de sementes, produção de mudas e plantios, envolvendo comunidades em toda a cadeia da restauração ecológica.
A AMIAFRI, aguarda a assinatura da Prefeita Jádina Paiva, no Projeto de Lei 011/2019, que foi aprovado no dia 22 de abril de 2019, por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Medeiros Neto. Projeto este que declara como de Utilidade Pública, a associação e ONG, AMIGOS DA ILHA DO ÁGUA FRIA (AMIAFRI).

Após a sanção da prefeita, o grupo irá a Salvador receber o título de Utilidade Pública Estadual.

Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes

Por ASCOM Amiafri

Amiafri, ONG de Medeiros Neto, participa de reunião com o promotor ambientalista Fábio Fernandes

Envie uma notícia
Curta nosso perfil

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.